|
Euroskills Lisboa 2010 - Valorizar as Profissões e a Formação Profissional
Lisboa vai acolher, em Dezembro, a segunda edição do Campeonato Europeu das Profissões/EuroSkills Lisboa 2010 onde vão estar em competição cerca de 500 jovens concorrentes que, a nível europeu, demonstraram nas 52 profissões a concurso serem os melhores e mais competentes nos seus países.
Esta competição, o maior evento da formação a nível europeu, é o momento por excelência para o encontro entre os jovens, formadores, professores, profissionais e empresários que, em conjunto, irão demonstrar o contributo das profissões e dos sistemas de formação para a competitividade e desenvolvimento da Europa.
Será num clima de competição saudável, rodeado de festa e de actividades paralelas tais como seminários, workshops e animações diárias que este campeonato vai decorrer e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, que tem tido desde há décadas a responsabilidade de assegurar a representatividade de Portugal nos campeonatos internacionais, orgulha-se de organizar esta prestigiante competição europeia que vai trazer cerca de 2000 pessoas de toda a Europa para se envolverem directamente na realização das provas.
Hoje iniciamos mais um meio de comunicarmos este evento e contamos, mensalmente, dar-vos noticias sobre a evolução de todos os trabalhos que estão a ser desenvolvidos para que no dia 9 de Dezembro possamos abrir as portas com dignidade e em festa aos 50 mil visitantes, na sua grande maioria oriundos de escolas e centros de formação de todo o país, que durante 3 dias podem visitar este campeonato.
Contamos já com um conjunto alargado de parceiros e de patrocinadores que demonstraram o seu interesse em trabalhar com o IEFP para que este campeonato seja um sucesso. Vamos fazer dos 50 mil m2 da FIL, no Parque das Nações, um grande espaço de divulgação dos sistemas de educação e de formação da Europa e tornar Lisboa, de 9 a 11 de Dezembro, a Capital Europeia das Profissões.
Francisco Madelino, Presidente do Conselho Directivo do IEFP
|
Cerimónia oficial de abertura do EuroSkills Lisboa 2010
O Palácio Tivoli, em Lisboa, acolheu no passado dia 26 de Março a Cerimónia de Apresentação do Campeonato Europeu das Profissões – EuroSkills Lisboa 2010. Coube a Francisco Madelino, presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a apresentação da iniciativa que nasceu em 1950 com o nome de Olimpíadas do Trabalho. Desde então muito mudou e o evento foi crescendo, sendo esperados para este ano 500 concorrentes de 31 países que irão prestar provas em cerca de 52 profissões. A cerimónia de apresentação, conduzida pelo actor e humorista Nilton, contou ainda com a presença de Jos de Goey, presidente da ESPO, Rocha de Matos, presidente da AIP e Valter Lemos, Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional.
|
EuroSkills Lisboa 2010 no Facebook e Twitter
Desde o passado mês de Junho que o EuroSkills Lisboa 2010 está presente nas redes sociais. Ao aceder às páginas oficiais do Facebook e Twitter, os seguidores podem receber em primeira-mão todas as novidades sobre o evento, aceder às galerias exclusivas de imagens e assistir aos vídeos da edição deste ano, assim como de edições anteriores do EuroSkills.
> FACEBOOK
> TWITTER
|
Jos de Goey, presidente da ESPO – European Skills Promotion
“Se tiver competências, terá um futuro”
EuroSkills: Qual é o principal objectivo de uma competição como o EuroSkills?
Jos de Goey:O objectivo principal ao organizar uma competição internacional como o EuroSkills é motivar os jovens estudantes europeus de Ensino e Formação Profissionais (EFP) a mostrarem os seus talentos. Nestes períodos económicos agitados é importante chamar a atenção para o facto de que quando alguém tem competências, tem um futuro. Estas competências proporcionarão aos jovens melhores oportunidades futuras, bem como a possibilidade de se realizarem. O evento colocará um grupo seleccionado de talentosos jovens europeus no centro das atenções e inspirará muitos outros a fazer o mesmo. O EuroSkills será o clímax de muitas actividades nacionais em toda a Europa e apenas os melhores de cada país são seleccionados para o evento. Esta cadeia de actividades faz que cada país participante concentre as suas energias no desenvolvimento de competências. Esta atenção dirigida aos jovens com competências é importante porque eles desempenharão, sem qualquer dúvida, um papel importante no sucesso económico futuro da Europa.
ES: O Euroskills foi organizado pela primeira vez em Roterdão em 2008. Como avalia este evento? Foi um sucesso?
JG: Organizar o EuroSkills pela primeira vez em 2008 não foi fácil, mas pareceu ter sido um grande sucesso alcançado em grande medida devido ao apoio do Comissário Europeu com a ajuda do qual conseguimos envolver quase todos os países europeus. Após o evento a atenção relativamente ao reconhecimento de competências melhorou nos Países Baixos e também a nível europeu. Nos últimos anos tem sido prestada uma maior atenção às competências, o que coloca todos os envolvidos neste processo em melhor posição para alcançar os seus objectivos. Tal é importante porque as competências são a espinha dorsal da nossa sociedade económica.
ES: Quais são as suas expectativas para a edição de 2010?
JG: Do ponto de vista operacional julgo que o evento será mais bem organizado em Lisboa do que já foi em Roterdão. O Skills Portugal/IEFP tem muita experiência na organização de competições nacionais e estou muito confiante de que o evento em Dezembro será um enorme sucesso.
|
|
No entanto, devido ao actual clima económico, espero que todos os membros europeus do European Skills Organization encontrem formas de participar no evento e penso que todos os envolvidos deverão investir nos novos talentos europeus e, com isso, motivá-los para o futuro.
ES: O evento Euroskills é estruturado de acordo com o conceito de ver, fazer e informar. Pode explicar porquê?
JG: Ver, fazer e informar baseia-se num método para apoiar jovens na escolha de uma carreira especializada. Os jovens visitantes sentir-se-ão inspirados ao assistirem à competição e os concorrentes a darem o seu melhor para se tornarem o novo campeão europeu de competências. Com a organização de actividades de simulação de profissões, os jovens visitantes são desafiados a testar os seus próprios talentos. Finalmente são facultadas informações sobre a educação e as possibilidades de carreira aos jovens visitantes, para que consigam encontrar o seu caminho para o desenvolvimento de competências. O principal objectivo é que, ao proporcionar este apoio aos jovens, o aconselhamento profissional seja facultado de forma atractiva. É um método provado que apresenta sucessos a nível nacional e internacional. Em todo o mundo, milhares e milhares de jovens recebem todos os anos, desta forma, apoio na sua escolha de carreira.
ES: Portugal e Lisboa serão bons anfitriões para a edição deste ano?
JG: Certamente que sim! Este ano celebramos o 60º aniversário de competições internacionais de competências. A organização, agora denominada WorldSkills, teve início em Portugal e Espanha em 1950, o que torna Portugal/Lisboa um excelente local para receber a segunda edição do EuroSkills. Recentemente decidimos trabalhar em conjunto com a WorldSkills International para que concentremos as nossas atenções na importância das competências na Europa e no resto do mundo. Finalmente, gostaria de dizer que Portugal é reconhecido pela sua hospitalidade e pelos seus amistosos habitantes. Pessoalmente sinto-me sempre muito bem recebido em Portugal e estou certo de que todos os que decidam vir até Lisboa sentirão o mesmo. Em conjunto com os meus colegas e amigos portugueses espero dar-lhes as boas-vindas pessoalmente na Feira Internacional de Lisboa entre 9 e 12 de Dezembro deste ano.
|
|
|
Mensagem de Helena André - Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social
“Lisboa está de parabéns”
Lisboa está de parabéns por ter sido a capital europeia escolhida para acolher os milhares de jovens, jurados e peritos que irão participar no Campeonato Europeu das Profissões/EuroSkills Lisboa 2010, o maior evento internacional até hoje realizado em Portugal no âmbito da formação profissional.
A organização do EuroSkills Lisboa 2010 é um reconhecimento merecido a Portugal, pelo seu papel de fundador dos campeonatos internacionais das profissões, juntamente com Espanha, quando em 1950 disputaram em Madrid as primeiras competições internacionais com 24 concorrentes e 12 profissões, mas também o reconhecimento do papel activo na melhoria dos seus sistemas de educação e formação.
|
|
Volvidos 60 anos e assinalando esta efeméride, Portugal recebe esta importante competição onde centenas de jovens profissionais de toda a Europa vão demonstrar as suas competências envolvidos num espírito vencedor. Será, sem dúvida, um evento que valoriza a formação profissional e que envolve todos os seus principais actores para mostrar a outros jovens, professores e educadores, a empresários e à sociedade em geral, a importância da qualificação profissional, quer para os projectos pessoais de vida, quer para o crescimento de uma sociedade competitiva.
Desejo os maiores sucessos a todos os concorrentes, jurados e membros da organização para que o EuroSkills Lisboa 2010 alcance todos os seus objectivos e seja um evento memorável.
|
|
Volta ao Mundo das Profissões em 180 Minutos
Ao entrar pelo Pavilhão 1 da FIL inicia-se a viagem ao mundo das profissões. O explorador/visitante entra no cluster da Construção Civil e Obras Públicas e descobre quem ergue um edifício - o carpinteiro, o estucador, o electricista e o pintor - e quais as tecnologias instaladas para que este seja energeticamente eficiente e adaptado ao séc. XXI.
De saída para o Pavilhão 2 encontra, no espaço exterior coberto, três ofícios milenares e pode observar a arte e a técnica dos canteiros, jardineiros (agora paisagistas) e dos ferradores de cavalos.
And back to the future pode visitar os profissionais das Tecnologias de Informação e Comunicação, Transporte e Logística e Engenharia e Fabrico, assim como descobrir os segredos da Robótica, da Electrónica e da Mecatrónica e tirar umas notas sobre a Instalação de Sistemas Informáticos e Publicação Multimédia.
De volta aos pavilhões, desvie-se das manobras dos condutores de camiões e não tente deixar uma marca pessoal nos arruamentos em construção pelos jovens calceteiros.
Agora no Pavilhão 3 descubra o mundo dos cuidados e do conforto. Cuidados da cabeça aos sapatos, uma bela fatiota e acessórios de ourives para completar o look. E como quem cuida alimenta, que tal uma entrada, prato ou sobremesa confeccionadas pelos chefs de serviço? Os olhos também comem, por isso pode apreciar as fantasiosas montras e os elaborados arranjos florais criados pelos vitrinistas e floristas em competição.
Check-out do mundo das profissões nos serviços de hotelaria, mas….ainda há muito para ver e fazer. No espaço Experimenta uma Profissão o explorador pode finalmente pôr mãos à obra e transformar-se no Chef que confecciona deliciosos acepipes ou no designer que cria vestuário em cortiça. Pode arriscar a cortar peças em compósito para a indústria aeronáutica ou a manobrar um painel fotovoltaico.
Prepare-se agora para a viagem ao mundo da ciência. Uma viagem que uma vez iniciada jamais acaba - converse com cientistas, conheça as hipóteses de fazer carreira no mundo do conhecimento…e fique desperto para a busca. Não saia sem fazer um tour à Village onde pode conhecer a “educação e formação profissional” de cada um dos países presentes no EuroSkills Lisboa 2010.
|
|
|
Organização |
|
Sponsors |
|
Parceiros de Competição |
|
Parceiros Institucionais |
|
|