|
Portugal já está de olhos no Euroskills Lisboa 2010, que tem início já daqui a poucos dias.
A atestar essa onda de entusiasmo em torno do evento está a adesão massiva de dezenas de milhares de alunos e professores de escolas de todo o País. Embora não possamos deixar de nos sentir extremamente orgulhosos, estes números trazem também com uma responsabilidade acrescida de tornar este evento um marco memorável na vida de centenas de jovens da área da formação profissional.
Neste número damos-lhe a conhecer um pouco mais sobre o envolvimento das escolas e o projecto de voluntariado do Euroskills. Quer a comunidade escolar, quer os voluntários são fundamentais para um evento de excelência. As escolas, pela sua participação massiva são a “alma” do evento, imprimem dinâmica, cor e animação ao Euroskills. Os voluntários, pela sua disponibilidade, empenho e energia inesgotável são um apoio imprescindível à organização.
À semelhança do número anterior, ficamos também a conhecer um pouco mais sobre a experiência de ser um campeão no Euroskills e os ingredientes para uma participação de sucesso.
E, em rápida contagem decrescente para o evento, desvendamos um pouco da azáfama que se vive nos bastidores do Euroskills, quando se preparam os últimos pormenores para receber da melhor forma os mais qualificados de toda a Europa.
Já falta pouco para a grande Festa das Profissões!
|
As escolas no Euroskills Lisboa 2010
Se o envolvimento da comunidade escolar é decisivo para o sucesso do Euroskills, então Lisboa vai ter, seguramente, um Campeonato Europeu das Profissões memorável.
São já mais de 40 mil os participantes inscritos, oriundos de mais de 150 escolas um pouco por todo o País.
Para esta adesão em massa, muito contribuiu o roadshow Euroskills, em articulação com todas as Direcções Regionais de Educação do território continental para promoção do evento. Uma iniciativa que passou pelas cidades de Vila Real, Coimbra, Porto, Lisboa, Évora e Faro.
Mais do que nunca, as escolas querem perceber quais as melhores opções de vida activa para os jovens que estão a formar, e querem estar mais próximas da realidade profissional e empresarial. Tal como o lema do Euroskills Lisboa 2010 diz: “para escolher é preciso conhecer”.
|
Voluntariado no Campeonato Europeu das Profissões
A organização do Euroskills Lisboa 2010 envolve milhares de pessoas, comprometidas em mostrar a hospitalidade portuguesa. De entre esses milhares de pessoas, há um grupo muito especial composto por 320 jovens, que serão voluntários no evento. Desenvolvido em parceria com o Instituto Português da Juventude (IPJ), o programa de voluntariado do Euroskills Lisboa 2010, oferece aos jovens portugueses uma oportunidade imperdível para conhecer outros jovens de diversas nacionalidades, e participar, de forma activa, no maior desafio europeu na área da qualificação profissional.
|
Actividades Paralelas
A competição é talvez o ponto mais alto do Euroskills Lisboa 2010, mas o Campeonato Europeu das Profissões não se resume apenas a isso. A programação pretende criar em Lisboa um ambiente de Festa com espectáculos, exposições, concursos, animações de rua, conferências, workshops e debates.
O empreendedorismo, os programas de educação vocacional, o E-learning, a indústria da construção, as energias renováveis são apenas alguns dos temas que estarão em debate durante o Euroskills.
Para os amantes da música, o evento conta também com o Festival da Percussão, que promete animar todos os participantes.
Opções não faltam para as várias áreas e para os vários gostos dos jovens europeus, com a certeza de que este será um grande espaço de intercâmbio de ideias e convívio multicultural.
|
Roterdão traz boas memórias aos participantes portugueses no Euroskills de 2008. Boas prestações que garantiram medalhas e impressionaram os Juízes internacionais. Foi o caso de António Nabais, galardoado com a Medalha de Ouro e distinguido como “Best of the Best” na área de Frio e Climatização.
Qual o balanço que faz da sua participação no EuroSkills Roterdão?
Julgo que foi uma participação muito positiva, não só por ter conseguido obter um bom resultado, mas também porque me permitiu conhecer novos métodos de trabalho na minha área profissional.
O que o levou a participar na competição?
A minha maior motivação para ter participado na competição foi o espírito de aventura e a vontade a aprender mais e conhecer novas pessoas.
Na sua opinião qual a mais valia deste tipo de competições para os participantes?
A participação nesta competição oferece inúmeras vantagens. É uma excelente forma de conhecermos novos equipamentos da nossa área de formação, mas também uma oportunidade de aprender a lidar melhor com o stress diário no exercício da nossa actividade profissional. Acima de tudo permite-nos crescer como pessoas e como bons profissionais.
|
|
Ter alcançado a medalha de ouro no EuroSkills de Roterdão abriu algumas portas no mercado de trabalho? Recebeu algumas propostas de emprego?
Sim, tive algumas, como por exemplo o convite de uma empresa no Canadá.
Que conselhos dá aos participantes da edição deste ano do EuroSkills?
O melhor conselho que posso dar aos participantes é que aproveitem esta oportunidade ao máximo, tirando partido de todas as oportunidades que irão surgir durante o evento.
Qual o seu maior sonho?
Acima de tudo, ser um bom profissional.
|
|
|
Dar uma imagem positiva de Portugal e mostrar tudo aquilo de que somos capazes na área da formação profissional é uma das forças motrizes das equipas neste Campeonato. O testemunho de Paulo André Rosado, Team Leader no Euroskills Lisboa 2010, espelha as expectativas dos jovens participantes e as responsabilidades inerentes à liderança de uma equipa.
Quais as expectativas para este Euroskills que decorre em Portugal?
Existe uma enorme preocupação para que esta iniciativa possa constituir uma demonstração do esforço de Portugal em transformar o Ensino Profissional num veículo privilegiado de integração profissional dos jovens, deixando de ser um último recurso para quem não consegue concluir os estudos académicos. A aposta reside na aproximação aos valores apresentados pelos restantes membros da OCDE, no que diz respeito à taxa de frequência do ensino profissional de dupla certificação, no Nível Secundário. A presença, em concurso, de cerca de 500 jovens, de 27 países, permitirá demonstrar aos visitantes a evidência da necessidade de uma Qualificação Profissional, em Profissões que facilitam a integração na vida activa. Por outro lado, existe a vontade de realizar um Euroskills com um elevado nível de qualidade.
Qual a importância deste evento para os jovens que nele participam?
Os jovens que normalmente participam nestes eventos reportam que a sua participação lhes permite, para além de aumentar as suas competências técnicas, uma visão da realidade dos outros países. Mais do que o aspecto competitivo, que é sempre o motor da participação, também se estabelecem relações, pessoais e institucionais, que no futuro podem ser muito úteis. Registam-se situações de jovens que participaram em estágios profissionais no estrangeiro após a sua participação nestes eventos.
Como é que tem sido a preparação da equipa portuguesa?
Todos os parceiros (operadores formativos) envolvidos deverão proporcionar a cada concorrente um plano de preparação, enquadrado por um formador que normalmente desempenha funções de jurado. Cada plano foi adequado às exigências da Profissão em concurso. Os jovens estão, nesta fase, a preparar-se afincadamente com vista à obtenção de um bom resultado.
|
|
Quais as expectativas relativamente à participação portuguesa?
As expectativas são elevadas, com especial ênfase para as profissões nas quais o País já detém alguma experiencia anterior. No último evento, conquistaram-se 6 medalhas individuais e 1 por equipa. Nesta edição, porque a comitiva é maior e as provas se realizam no país, espera-se um número superior de troféus. A equipa portuguesa será composta por 98 jovens em competições oficiais, que competem em todas as profissões e serão acompanhados por 7 Chefes de Equipa.
Quais as principais funções e responsabilidades de um Team Leader?
De acordo com as regras instituídas pela entidade promotora dos Campeonatos Europeus, e posso acrescentar que são as mesmas do Worldskills, os Team Leaders têm como funções o apoio aos concorrentes antes e durante a competição, a preparação dos competidores nos aspectos que não sejam técnicos (emocionais, sociais, etc.), informação sobre actividades e horários a cumprir, a transmissão de todos os problemas detectados junto da Organização com vista à sua resolução, e a correcção de eventuais comportamentos incorrectos.
Que conselhos ou que mensagem gostaria de deixar aos jovens participantes na competição?
Aos jovens Portugueses quero deixar uma mensagem de incentivo. Cada um, independentemente do resultado final, deve empenhar-se em evidenciar as competências que adquiriu, pensando sempre que foi escolhido para representar o País e que no final possa considerar a experiência como proveitosa e enriquecedora. No final, todos deveremos sentir que cumprimos a nossa missão.
|
|
Passo a passo até ao Campeonato Europeu das Profissões
Numa altura em que falta menos de um mês para o início do Euroskills, a organização não tem mãos a medir e cada dia é um superar de “pequenos grandes desafios”.
O Euroskills Lisboa 2010 tem vindo a ser preparado já desde 2008, quando Portugal apresentou a sua candidatura para acolher a 2ª Edição deste que é o maior evento europeu na área da qualificação profissional.
A azáfama é muita, mas o facto de Portugal já não ser estreante nestas “andanças” – em 1964 já acolheu um Campeonato do Mundo - torna tudo mais fácil, mas não menos meticuloso e exigente.
As grandes preocupações prendem-se essencialmente com toda a logística de suporte: transportes, capacidade hoteleira, infra-estruturas técnicas de acolhimento da competição, e ainda a divulgação e promoção do evento.
Tudo é pensado ao detalhe e é imperativo não descurar nenhum pormenor, para garantir o sucesso deste evento, impossível sem o apoio dos diversos parceiros de competição e empresas patrocinadoras.
Nesta fase e, no que diz respeito à competição, é extremamente importante a definição dos layouts e das infra-estruturas técnicas de suporte, o delinear de todo o plano logístico de montagem/desmontagem das centenas de toneladas de infra-estruturas, equipamentos, materiais de consumo, ferramentas e utensílios de apoio às provas. E para que tudo corra bem, é imprescindível uma atenção pormenorizada às questões de segurança e ao Plano de Emergência do evento.
Uma vez que cerca de 2000 pessoas estão envolvidas na organização do evento, a formação destes recursos é fulcral, de forma a garantir que cada elemento desempenhe, da melhor forma possível, o seu papel.
Da parte da organização está tudo a postos para acolher de forma calorosa participantes e visitantes. Quanto à competição, a fasquia da qualidade está muito elevada e as expectativas também, não só relativamente às suas performances, mas também ao cumprimento escrupuloso das regras. Uma certeza é inabalável: estes jovens são, desde já, campeões.
|
|
|
Organização |
|
Gold Sponsors |
|
Parceiros de Competição |
|
Parceiros Institucionais |
|
|