A Competição

Realizada a cada dois anos, a WorldSkills é a maior competição mundial de educação profissional. Competidores de mais de 70 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais.

Ao longo de seus 60 anos de história, a Competição reúne jovens qualificados de todo o mundo que trocam experiências de seus ofícios. Eles representam os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais.


 

O evento proporciona, ainda, o encontro e a troca de informações sobre as melhores práticas em educação profissional entre  líderes industriais, governamentais e especialistas em educação. A experiência e os resultados de todas as competições fornecem um retorno valioso para os competidores, seus países de origem e as empresas e escolas em que estão sendo treinados. A cada edição, as delegações aspiram a resultados cada vez mais elevados, enquanto os alunos-competidores servem de modelo para inspirar jovens em idade escolar a se dedicarem a carreiras técnicas.

 

É a primeira vez na história que a WorldSkills Competition será realizada na América Latina. Na 43ª edição, em 2015 em São Paulo, espera-se superar o número de competidores registrado em Leipzig, Alemanha, em 2013 – mais de 1.000 participantes de 53 países disputaram medalhas em 46 ocupações. 

Desta vez, quem organiza a competição é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI),detentor de um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo.