Programa Uma Escola, Um País

7 julho 2014

OSOC.jpg

 

No dia 3 de julho, membros do Comitê Organizador da WorldSkills São Paulo 2015 apresentaram o Programa “Uma Escola, Um País” durante uma audiência pública na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo.


Durante a reunião, foi apresentada uma proposta de parceria institucional a fim de obter indicação de escolas da rede estadual de ensino da cidade de São Paulo para participar do Programa. A equipe da Secretaria demonstrou entusiasmo com a apresentação da proposta, informando os próximos encaminhamentos que envolvem análise técnica e jurídica - procedimento necessário devido ao período eleitoral para a formalização de parcerias.


Para Paulo Pandjiarjian, coordenador de Relações Institucionais e Governamentais, o encontro foi bastante proveitoso. “Houve muito interesse e a equipe se colocou à disposição para a condução adequada da implantação do Programa. Na ocasião, foi informado sobre a realização de uma audiência pública no Congresso Nacional envolvendo as Comissões de Educação e Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados e Senado Federal sobre a WorldSkills São Paulo 2015. O encontro, previsto para 26 de novembro, contará com a participação do Secretário de Educação do Estado de São Paulo, Prof. Hermann Voorwald entre outras autoridades governamentais.”


O Programa “Uma Escola, Um País” está alinhado à estratégia de sensibilizar jovens e educadores sobre as oportunidades oferecidas por meio da educação profissional. De acordo com pesquisa encomendada pela CNI ao Ibope em janeiro deste ano, embora 90% dos brasileiros acreditem que fazer um curso técnico profissionalizante traga mais oportunidades de trabalho, apenas 6% dos jovens optam pelos cursos técnicos. Nas 34 nações mais desenvolvidas, a média dos jovens fazendo educação profissional é 35%, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).


“Estamos articulando alianças com as autoridades locais de educação com a finalidade de mobilizar cerca de 60 escolas, públicas e privadas, para receber delegações de outros países e promover a interação de estudantes brasileiros e jovens competidores incentivando mais de 10.000 alunos a conhecer e buscar carreiras técnicas no futuro”, declarou Lissandra Pellizzon, coordenadora do Programa.

Para mais informações do Projeto, acesse:
http://www.worldskillssaopaulo2015.com/pt/eventos/um-pais-uma-escola/