Simon Bartley, presidente da WorldSkills, vem ao Brasil
De 25 a 28 de março, Simon Bartley, presidente da WorldSkills International, esteve no Brasil para falar sobre a oportunidade que a WorldSkills Competition proporciona aos jovens estudantes do Brasil e do mundo.
Durante a visita, o presidente participou de reuniões na Câmara Municipal em São Paulo, e em Brasília, com autoridades do governo, como o Senador Cyro Miranda (PSDB – GO) e Glauber Rocha (PSB – RJ), além, de encontros com Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Rafael Lucchesi, Diretor Geral do Serviço Nacional de Industrial (SENAI).
“Queremos convencer cada vez mais jovens que uma carreira técnica baseada na educação profissional, tem a mesma importância de uma carreira universitária. A competição reforça a nossa missão,” declarou Bartley.
Expectativas para a Competição
A WorldSkills Competition acontecerá de 11 a 16 de agosto do próximo ano no Parque Anhembi, o maior complexo de eventos da América Latina. Durante os 4 dias de Competição, mais de mil competidores vindos de mais de 60 países são esperados para executarem provas em 45 habilidades diferentes.
Na edição anterior, promovida em Leipzig, Alemanha, o Brasil conquistou 12 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze. No ranking dos 53 países que participaram do torneio, o Brasil ficou em quinto lugar, com 52 pontos, atrás de Coreia (89), Suíça (73), Taipei Chinesa (65), Japão (56).
E para o ano que vem, a expectativa é grande. "Nós vamos, como na Copa do Mundo, ser os grandes campeões", profetizou o integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Colbert Martins (PMDB/BA). "Então, teremos uma bela disputa. Mas bater os coreanos não será uma tarefa fácil", brincou Simon, lembrando que tão importante quanto vencer é trocar experiências e técnicas para aperfeiçoar o aprendizado.