Brasil: uma potência mundial
Um país de extensão continental: o território brasileiro tem mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Mas o Brasil impressiona não apenas pelo tamanho, mas por outras grandezas. A sétima maior economia mundial possui, hoje, um sistema financeiro sólido, a indústria mais diversificada da América Latina e instituições políticas fortes e estáveis.
Grandes reservas de petróleo, importantes bacias de água doce e alta adaptação do solo para plantar praticamente de tudo tornam o País um dos maiores exportadores agrícolas do mundo. Além de proporcionar a atual estabilidade econômica frente as últimas crises financeiras mundiais.
O Brasil conta com uma população de 200 milhões de pessoas que têm a língua portuguesa como idioma oficial. São diferentes povos que unem tradição e modernidade, sabores diferentes e alegria. É a terra da diversidade e essa é a década em que o País estará aberto ao mundo. Em 2014, recebe a Copa do Mundo de Futebol. Em 2015, a WorldSkills. E, em 2016, os Jogos Olímpicos.
Os investimentos do governo em educação têm sido cada vez maiores. Afinal, a educação é apontada como o principal fator para estimular a competitividade do País, como indica pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria brasileira em 2013. Em relação à educação profissional, o país pode crescer ainda mais. Apenas 6,6% dos jovens brasileiros optam por cursos técnicos. Na Alemanha, esse índice chega a 52% e, no Japão, a 55%.
É com fortes investimentos em educação, inovação e tecnologia que o país tem conquistado mais espaço no cenário mundial. Com inflação controlada e democracia estabelecida, o Brasil é o maior exportador de etanol do planeta; o sexto maior produtor de veículos e o 13º maior produtor de publicações científicas. O País também se destaca na agricultura. Em 2013, produziu mais de 188 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas, tendo como principais produtos o arroz, o milho e a soja, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esses e outros indicadores mostram que o Brasil tem trilhado um caminho de fortalecimento em áreas fundamentais para o seu desenvolvimento.