Eletrônica 16


Técnicos em Eletrônica terão que trabalhar com uma ampla gama de ferramentas manuais e computadorizadas e devem ser capazes de explicar elementos de princípios complexos da eletrônica aos clientes. Há oportunidades em uma grande variedade de indústrias, incluindo a aeroespacial/aeronáutica, robótica, mídia e entretenimento, hospitais, laboratórios de pesquisa, engenharia, transporte, segurança, manufatura e militar.

Considerando a constante e rápida evolução da tecnologia, o profissional precisa ser proativo, garantindo que seus conhecimentos e habilidades estejam atualizados com relação às expectativas e padrões da indústria.

Habilidades necessárias

A Eletrônica envolve a manufatura, teste e solução de problemas em equipamentos eletrônicos. O profissional está habilitado para construir, reparar e manutenir protótipos, equipamentos e sistemas eletrônicos e outras aplicações especiais, utilizando ferramentas e equipamentos especiais, soldagem, medição e de computação.

Career info

Comunicação, habilidade em matemática, pensamento crítico, numeracia, ciência da computação, habilidades analíticas, criatividade, capacidade para trabalhar em equipe e capacidade de aprender com um supervisor

At the Competition

Nesta Ocupação, os Competidores usam ferramentas eletrônicas básicas, como computadores e aparelhos de medição. O computador é usado para a criação de aparelhos eletrônicos e para a programação de sistemas embutidos. A tarefa da Competição é construir um aparelho eletrônico individual ou unidades individuais que pertençam a ele. O aparelho ou parte dele pode também ser chamado de protótipo de aparelho, para ser produzido em massa. A maioria dos aparelhos é baseada naquilo que é chamada tecnologia dos sistemas embutidos. As áreas mais importantes de avaliação são a qualidade do trabalho (de acordo com a referência IPC-610E) e a capacidade para resolução de problemas.

  • Durante a Competição, há 4 projetos diferentes:
  • Módulo 1 – Design de Hardware (circuito e design de protótipo PCB)
  • Módulo 2 – Módulo de programação de sistemas embutidos (programar um protótipo de aparelho)
  • Módulo 3 – Módulo para encontrar falhas, consertar e medir
  • Módulo 4 – Módulo de montagem