Visita técnica ao Anhembi Parque foi a principal atividade do quarto dia da CPW

6 fevereiro 2015

As atividades do quarto dia foram iniciadas com reuniões entre as equipes de Gestão das Ocupações, Supervisores das Áreas de Ocupações e Patrocinadores. No primeiro encontro, feito em plenária, foram explicados critérios de avaliação, alinhamento entre todos os envolvidos e inclusão e diversidade. “Queremos trazer mulheres para a Competição, já que ela não é exclusiva para homens e temos a participação de mulheres na indústria”, comentou Dário Pinto, Avaliador Líder de Portugal. Durante sua exposição, Pinto também falou sobre o plano de gerenciamento das ocupações e do acordo feito para se utilizar apenas softwares em inglês para facilitar as avaliações e finalizou afirmando que, para ele, “a WorldSkills não é apenas uma Competição, mas uma missão”.

Outro item abordado, foram as ações de sustentabilidade relacionadas ao evento, que, para a WorldSkills, devem se basear não apenas em princípios ambientais, mas também de justiça social e viabilidade econômica. O parâmetro para as ações de sustentabilidade da WorldSkills São Paulo 2015 seguirá as determinações da ISO 2121, de 2012, específica para eventos. As exposições abordaram questões como redução de emissões de gases poluentes, de consumo e eventual falta de água e da instalação de pontos de coleta e separação de resíduos no Anhembi Parque durante a Competição, que também terá uma área de educação ambiental com ações interativas. Parte dos resíduos será doada para a indústria.

Visita ao Anhembi Parque

No período da tarde, os participantes conheceram o Anhembi Parque, um complexo de 400.000m², dos quais 213.000 m² serão usados durante a Competição. Para Patrick Klarecki, Avaliador Líder dos Estados Unidos, o local é impressionante. “Foi a primeira vez que o visitei. Antes eu apenas havia visto fotos, mas quando você conhece pessoalmente, impressiona”. Florecki também mostrou-se bastante positivo sobre a Competição e a CPW. “Acho que a Competição será muito empolgante, já que ter uma grande sede como essa deixa os participantes ainda mais animados. A CPW também está excelente e fico muito feliz de a organização da WorldSkills reunir um número tão grande de pessoas para viver uma experiência e planejar o evento. Essa é a quarta vez que participo da estruturação da WorldSkills Competition e o planejamento, o profissionalismo e o nível de expertise dos envolvidos é cada vez melhor”.