O SENAI

Responsável pela organização da WorldSkills São Paulo 2015, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos, oferecidos em todo o Brasil, formam profissionais para o desenvolvimento de diferentes áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.

O SENAI estimula a inovação da indústria, por meio de consultoria e do incentivo a ações das empresas, envolvendo pesquisa aplicada e serviços técnicos e tecnológicos. Ao longo de seus 72 anos de existência, qualificou mais de 61 milhões de profissionais. Em 2012, ultrapassou a marca de 775 mil matrículas em cursos a distância. Além disso, é o principal parceiro do governo do Brasil no Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Hoje, a instituição é responsável pela maioria das matrículas oferecidas pelo programa.

Atualmente, o SENAI conta com 842 unidades, dentre fixas e móveis, nas quais são ministrados cursos de capacitação profissional e prestados serviços em 28 áreas industriais. 

 

 


A instituição já participou de 16 edições da WorldSkills e possui expertise na organização de grandes competições, como a própria Olimpíada do Conhecimento, a etapa nacional que classifica competidores para o mundial. A Olimpíada é a maior competição de educação profissional das Américas, uma iniciativa que tem o apoio de mais de 50 empresas e organizações.

No exterior, o SENAI mantém 75 parcerias internacionais em 45 países. No ano de 2013, dez centros de formação profissional liderados pelo SENAI estavam em funcionamento em diferentes países do mundo, demonstrando sua força e relevância no setor.

 

SENAI oferece infraestrutura completa para a melhor formação dos seus alunos.

As unidades fixas possuem laboratórios e bibliotecas.

Alunos e estudantes trabalham com tecnologia de ponta.

O SENAI tem cursos que abrangem desde a formação básica até a pós-graduação tecnológica.

São 817 unidades do SENAI - fixas e móveis - no Brazil

Mais de 62 milhões de estudantes foram formados pelo SENAI em mais de 70 anos.

Alguns cursos oferecem vagas para pessoas com deficiência

Estudantes aprendem suas futuras profissões na prática do dia-a-dia.

SENAI oferece mais de 3 mil diferentes cursos

Institutos de Tecnologia e Inovação estão sendo lançados em todo o Brasil

SENAI conta com estrutura de ponta para seus cursos.

Uma estudante do SENAI.

Photo Credit: Archive/SENAI