European Skills Competition
Home
Contactos
Registar para receber Newsletter
   
EuroSkills
 English (United Kingdom) Português (Portugal)

LISBOA CONVIDA-O!

Conhecer Lisboa é entrar num mundo de possibilidades - só seu! Lisboa oferece sempre algo especial aos seus visitantes e mesmo que tenha lido muitas descrições da cidade, só irá saber qual é a sua Lisboa quando cá chegar.

 

Emprestaremos o clima, as cores, a gastronomia, a história, a vida cultural diversificada e a magnífica paisagem circundante à sua visita.

 

Segundo a lenda, Lisboa foi fundada por Ulisses. O nome vem de «Olissipo», que tem as suas origens nas palavras fenícias «Allis Ubbo», que significam «porto encantador».

 

É mais provável que tenha sido fundada pelos Fenícios e estilizada pelos Mouros, o que se reflecte nas fortes influências árabes. No fim de contas, foi governada pelos Mouros durante 450 anos. No século XII os Cristãos reconquistaram a cidade, mas Lisboa só se tornou capital do país em meados do século XIII.

 

Com o início da Era dos Descobrimentos portugueses, Lisboa enriqueceu como centro de comércio de especiarias e jóias. A oportunidade para a expansão portuguesa apareceu em 1498 quando Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia. Este foi realmente o início de uma era dourada, caracterizada pelo estilo arquitectónico Manuelino, designado a partir do nome de D. Manuel I, com os seus típicos motivos decorativos inspirados no mar. Ao longo dos séculos, Lisboa cresceu e foi-se alterando naturalmente. O centro da cidade foi quase destruído por completo no terramoto de 1755, mas foi reconstruído pelo Marquês de Pombal que criou assim a Baixa Pombalina, uma área comercial que ainda retém muito do seu traçado original.

 

Ao longo dos últimos anos a cidade tem-se preparado para o futuro. Lisboa foi palco da exposição internacional, EXPO, em 1998 e do Campeonato Europeu de Futebol em 2004, que tiveram um enorme sucesso. Como resultado, a cidade que já era vibrante e diversa, adquiriu rapidamente uma dimensão mais moderna e arrojada. Tal como o jornal The Observer afirmou: «A própria Lisboa renasceu, tal como uma Fénix, como uma cidade mais moderna e colorida».

 

Lisboa é uma capital histórica, uma miscelânea de carácter e charme pouco comuns, onde 800 anos de influências culturais se misturam com tendências e estilos de vida modernos, criando contrastes espantosos. Extremamente cativante...Lisboa Convida-o!

 

euroskills_media_venu_1

 

A NÃO PERDER

Alfama - antigo e encantador bairro mouro, com as suas ruas estreitas e sinuosas e pitorescas casas caiadas de branco, coroado pelo Castelo de São Jorge.

 

Bairro Alto - um local popular para sair à noite e o centro do Fado, canção tradicional portuguesa.

 

Baixa - a área financeira e comercial mais movimentada. A Praça do Comércio, a magnífica Praça do «Cavalo Preto» com o seu Arco Triunfal voltado para o Rio Tejo, a Sé, a Câmara Municipal, o Convento do Carmo, etc.

 

Belém - a zona mais a oeste da cidade, conhecida pelos seus monumentos (a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Monumento dos Descobrimentos, o Museu Nacional dos Coches, o Palácio Nacional da Ajuda, o Museu de Arte Popular e o Palácio Nacional de Belém) e também pelas suas áreas de lazer e de recreação (marinas, clubes náuticos, restaurantes, estádios desportivos, fontes e jardins), bem como pelos seus eventos (desfiles, encontros e corridas). Não podemos esquecer que foi de Belém, nas margens do rio, que zarparam as naus de Vasco da Gama e de outros conhecidos exploradores, perto da sua graciosa Torre (1515) e do Mosteiro dos Jerónimos, dois dos melhores exemplos do estilo Manuelino.

 

Parque das Nações - o palco da Expo'98, com vistas deslumbrantes de Lisboa: a Torre Vasco da Gama, a antiga chaminé da refinaria Galp, o Pavilhão de Portugal (um edifício novo, concebido pelo conhecido arquitecto português, Siza Vieira), o Oceanário e o magnífico Pavilhão Atlântico ? a sala polivalente de Lisboa, que acolhe acontecimentos desportivos, espectáculos, congressos e exposições.

 

Mini cruzeiro no Rio Tejo - Um mini cruzeiro é algo obrigatório para que possa desfrutar de Lisboa, uma cidade com vistas para o rio e para o oceano. Os séculos de história irão emergir dos seus monumentos espalhados ao longo das colinas. Vista panorâmica do Parque das Nações.

 

euroskills_media_venue_9 euroskills_media_venue_5 euroskills_media_venue_7 euroskills_media_venue_6 euroskills_media_venue_8

 

COMPRAS

Vale a pena fazer compras em Lisboa.

 

Para além das várias lojas de marcas internacionais, megastores e lojas de designers, também pode encontrar artigos nacionais em cabedal da melhor qualidade, como carteiras, cintos e sapatos, alguns deles feitos à mão.

 

Também pode comprar azulejos portugueses pintados à mão e artigos de cristal a preços bastante razoáveis. Os artigos em cabedal de qualidade, as peças em cristal de chumbo, a porcelana, os vinhos vintage, a filigrana em ouro e em prata, a olaria e os têxteis especializados são considerados excelentes compras em Portugal.

 

A área da Baixa e do Chiado tem a maior concentração de lojas. As lojas especializadas em antiguidades estão normalmente localizadas na Rua Dom Pedro V, na Rua do Alecrim e na Rua de São Bento.

 

O centro comercial das Amoreiras, o Vasco da Gama e o Colombo (o maior centro comercial da Península Ibérica), e o El Corte Inglês oferecem ainda mais lojas nacionais e internacionais.

 

As lojas estão abertas entre as 09h00 e as 13h00 e entre as 15h00 e as 19h00 de segunda-feira a sexta-feira, e das 09h00 às 13h00 aos sábados. Nos centros comerciais, as lojas estão abertas à hora do almoço, e à noite fecham tarde, incluindo aos fins-de-semana.

 

euroskills_media_venu_3

 

RESTAURAÇÃO & ANIMAÇÃO

Restauração

 

Existem vários restaurantes e cafés em Lisboa, que vão desde o muito elegante e sofisticado, ao comum e económico.

 

Os restaurantes, bares, alguns com música/espectáculos ao vivo, e discotecas ao longo do Rio Tejo, a área das Docas e o Parque das Nações, são muito concorridos, principalmente durante os fins-de-semana.

 

Animação

 

Lisboa tem vários teatros e salas de espectáculo para todos os gostos. Ópera, ballet, concertos e não só são acontecimentos regulares durante todo o ano.

 

Os espectáculos de Fado e de folclore são muito apreciados, e o espectáculo internacional no Casino Estoril (o maior da Europa), de estilo cabaré com adereços cintilantes, complementa as várias discotecas e outros locais de diversão nocturna.

 

Os excelentes campos de golfe, os desportos aquáticos e a equitação tentam os energéticos delegados. Os mais descontraídos podem escolher entre vários museus e monumentos dignos de nota, praias solarengas e locais interessantes para explorar.

 

euroskills_media_venu_4