European Skills Competition
Home
Contactos
Registar para receber Newsletter
   
EuroSkills
 English (United Kingdom) Português (Portugal)

COMPETIÇÕES

 

PARA ESCOLHER É PRECISO CONHECER!

 

O EuroSkills 2010 é uma montra viva das profissões. Descubra o que faz um carpinteiro competente, um joalheiro criativo, um mecatrónico de sucesso e um Web-designer inspirado.
Descubra a importância da qualificação na construção de uma carreira que entusiasme!

 

CLUSTERS DAS PROFISSÕES:

 

ARTES CRIATIVAS E MODA

Florista

Designa-se florista a pessoa que concebe e cria arranjos florais, utilizando flores, verdura, plantas, folhas ornamentais e outros materiais botânicos. Uma arte que assenta no conhecimento dos materiais, na criatividade e na qualidade do serviço, e também numa adequada avaliação das expectativas dos clientes.

 

Vitrinismo

A importância de uma montra é proporcional à importância do marketing na nossa sociedade. Visa a adesão do cliente ao produto, procurando transmitir um conceito do produto que vá de encontro às suas necessidades e expectativas de consumo. Para isso organiza os elementos de que dispõe, gráficos, pictóricos e outros, usando os materiais considerados mais adequados à criação da mensagem definida pelo marketing. A criatividade é uma das características definidoras da função.

 

Cabeleireiro

Os cabeleireiros prestam todos os cuidados que melhoram o aspecto do cabelo dos seus clientes. O conceito de look inclui cabelo, rosto e roupa.

Como especialistas da aparência pessoal, prestam serviços afins que ajudam o cliente a sentir-se bem e a tirar o melhor partido do seu aspecto.

Criatividade, imagem e atitude são três elementos em destaque na carreira de cabeleireiro.

 

Sapateiro

Fazer sapatos é uma actividade englobada no ofício de sapateiro. Os sapateiros consertam calçado e também vendem artigos afins. Informam e aconselham os clientes sobre os vários produtos e serviços. Estes profissionais planeiam estabelecem uma relação directa com várias outras áreas comerciais no sector do calçado.

 

Moda

Os estilistas idealizam e criam vestuário e acessórios. Analisam as tendências da moda, seleccionam cores e tecidos, e trabalham em estreita colaboração com o departamento de produção, marketing e vendas.

Os estilistas de pequenas empresas asseguram, geralmente, a maior parte do trabalho técnico, de criação de padrões e de costura, para além do design de roupa. Produzem todo o tipo de peças com competência técnica e eficiência e dominam o ofício da costura.

 

Cantaria

Talhar a pedra é uma arte ancestral. O artesão tem de identificar o material, dominar as ferramentas e ter conhecimentos na área do desenho. Os pedreiros de hoje têm ao seu dispor uma enorme variedade de ferramentas mecânicas e manuais que exigem competências próprias.

 

Ourives

O fabrico de peças decorativas em metal precioso remonta à época das primeiras manifestações culturais da humanidade.

As primeiras associações profissionais de que há memória foram criadas para estabelecer padrões de peso e teor para peças de ourivesaria e moeda.

Hoje, a indústria de ourivesaria aplica a mais moderna tecnologia na concepção, fabrico e comercialização de peças em materiais preciosos. Contudo, tratando-se de uma indústria em que a arte do pormenor assenta numa produção artesanal e altamente criativa, a moderna indústria coexiste com técnicas e instrumentos utilizados nos processos milenares da ourivesaria.

 

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Instalação e Operação de Sistemas Informáticos

Redes de TIC, equipamento e software requerem especialistas para o seu design e desenvolvimento - instalação, teste, manutenção, reparação, optimização e actualização. Os técnicos de informática trabalham em todo o tipo de ambientes de trabalho e em todos os sectores comerciais e industriais.

 

Publicação Multimédia

A publicação é multimédia quando utiliza múltiplos suportes na comunicação ou na difusão da mensagem. Na era da imagem e da globalização, este tipo de comunicação tornou-se a marca da "aldeia global" em que vivemos, quer entre empresas, quer entre empresas e consumidores. A publicação multimédia registou uma progressão rápida após o espectacular desenvolvimento do uso das tecnologias de informação, no armazenamento de dados e no tratamento e processamento da informação, com a disponibilização em tempo real e a interactividade. Nasce assim um novo ambiente de trabalho / produção que se traduz em processamentos combinados de meios electrónicos e tradicionais, com o uso de novas tecnologias e novas competências.

 

TECNOLOGIA DE ENGENHARIA E FABRICO

Tecnologias de Fabrico

São necessários técnicos especializados para laborar com maquinaria industrial sofisticada e técnicos para mantê-la a funcionar de forma eficiente e eficaz. Estamos a falar quer de técnicos funcionais, quer de mecânicos qualificados e técnicos de manutenção. Este trabalho conjugado é necessário para o sucesso das instalações industriais.

 

Programadores e operadores de gestão informática utilizam máquinas de controlo digital por computador (CNC) para cortar e formatar materiais de precisão. Nas oficinas de construção metálica, as peças menos complexas e os conjuntos metálicos requerem a competência de soldadores para cortar, formatar e soldar materiais e produzir produtos e componentes. Os desenhadores preparam os desenhos técnicos e os planos utilizados pelos trabalhadores da produção e construção. A maioria dos novos desenhadores utiliza os sistemas CAD para preparar os desenhos e são designados por desenhadores ou operadores de CAD. A mecatrónica, uma tecnologia de suporte, é a combinação sinérgica de engenharia mecânica de precisão e de sistemas e controlo electrónico, no design de produtos e nos processos de fabrico.

 

CAD

Através de sistemas CAD (Computer Assisted Design) os Técnicos de Desenho, inseridos em processos de estudo e/ou métodos, são os profissionais responsáveis pela emanação de directrizes técnicas relacionadas com a concepção gráfica, desenvolvimento e transposição em documentação técnica 3D ou 2D, dos protótipos e/ou produtos, nos diversos ramos e sectores de actividade.

 

CNC

Os Programadores e Operadores de Máquinas-Ferramenta CNC, inseridos na área da produção, são os profissionais que detêm as competências relacionadas com as actividades inerentes ao fabrico assistido por computador (preparação, regulação, operação e controlo de máquinas-ferramenta com controlo numérico computorizado), tendo em vista a produção de peças, metálicas e não metálicas, de acordo com as especificações técnicas e qualidades bem definidas.

 

Maquinação Convencional

A Maquinação Convencional aglomera e envolve os processos / operações de torneamento, fresagem, rectificação e serralharia mecânica utilizados no fabrico de peças e conjuntos, com o recurso às máquinas-ferramenta convencionais, nomeadamente tornos e fresadoras.

 

Soldadura

A Soldadura, na área da metalurgia e metalomecânica, consiste na união / junção de peças metálicas através da utilização dos diversos processos e equipamentos de soldadura manuais, semi-automáticos ou automáticos. Os Soldadores são os profissionais certificados que detêm as competências associadas à preparação, execução e posterior verificação das soldaduras, de acordo com os processos e directrizes em documentação técnica específica.

 

Electromecânica Industrial

Os Técnicos Electromecânicos, afectos às áreas ou serviços de manutenção, são os profissionais que detêm as competências para assegurar a manutenção preventiva e curativa dos equipamentos ou componentes electromecânicos, normalmente associados aos processos produtivos nas diversas Empresas. Competem-lhes, como actividades principais, executar ou orientar os trabalhos relacionados com a análise, diagnóstico e condições de funcionamento dos equipamentos, a preparação da intervenção de acordo com o tipo de manutenção a realizar, a verificação e os ensaios, a elaboração das fichas e registo das intervenções.

 

Electrónica

A indústria electrónica dos nossos dias é composta por vários tipos de serviço e manutenção. Engloba profissionais do sector produtivo (electricistas) de diferentes áreas de protótipos.

 

Robótica Móvel

Os técnicos de robótica móvel criam, montam e mantêm a funcionar os sistemas mecânicos de um robot móvel e os respectivos sistemas de controlo.

Os robots móveis são sistemas multidireccionais, representando a integração e utilização de sensores um papel bastante mais importante do que nos robots industriais padrão. Um desafio consiste em criar processos de decisão própria no sistema, que reacção ter face a determinadas condições ambientais. Os técnicos têm de preparar o robot para o desempenho de tarefas, no sentido de o apetrechar de um grau crescente de autonomia.

 

Mecatrónica

Os técnicos de mecatrónica criam sistemas de engenharia para a indústria de automação. A mecatrónica tem a ver com a mecânica, a electrónica e a tecnologia informática. A tecnologia informática engloba aplicações de tecnologia da informação, sistemas de controlo de máquinas programáveis e tecnologia que permite a comunicação entre máquinas, equipamento e pessoas. Esta categoria combina competências na área da mecânica, pneumática, sistemas de controlo electrónico, programação, robótica e desenvolvimento de sistemas.

Um técnico de mecatrónica concebe, constrói, mantém e repara equipamento automatizado e programa sistemas de controlo de equipamento. Os mais qualificados são capazes de corresponder a uma série de solicitações, tais como manutenção mecânica, construção de

 

CONSTRUÇÃO E EDIFÍCIOS

Jardinagem Paisagista e Design

Os designers e jardineiros paisagistas desenvolvem a sua actividade numa forte ligação à natureza e ao ambiente natural. Criam a paisagem, planificam, desenham e gerem os espaços abertos, incluindo ambientes naturais e artificiais, ao mesmo tempo que velam para que as alterações ao meio natural sejam apropriadas, sensatas e sustentáveis.

 

Tecnologia de Instalação

A tecnologia de instalação está presente em todas as áreas e em todos os momentos da vida social. Intervém, por exemplo, no abastecimento de água quente e fria, no aquecimento central, no forno a gás na cozinha, no funcionamento adequado das casas de banho. Trata igualmente redes de dados, telefones e sistemas de segurança e semáforos, para além de aplicações eléctricas. A tecnologia de instalação é também tecnologia de refrigeração e ar condicionado, amplamente utilizada na preservação dos alimentos e na manutenção de uma temperatura agradável e acolhedora em nossas casas, nos edifícios e nos automóveis.

 

Construção de Edifícios

A construção de edifícios cobre especialidades diversas, interligadas e complementares. São, entre outras, as especialidades de carpinteiro de estruturas, pedreiro e assentador de tijolo. Também se inclui nesta secção a função de encarregado.

 

Estucagem

Os estucadores aplicam os revestimentos, decorativos e de protecção, de estuque, cimento e de materiais afins no interior e no exterior dos edifícios.

Cobrem de estuque paredes interiores e tectos, criando superfícies relativamente insonorizadas e à prova de fogo.

Aplicam moldes decorativos com elementos pré-fabricados nos revestimentos interiores, podendo instalar sistemas pré-fabricados de isolamento exterior nas paredes - para um bom isolamento e efeitos arquitectónicos.

 

Pintura

Pintura e revestimentos de paredes protegem as superfícies do desgaste provocado pela exposição às condições atmosféricas. A pintura inclui ainda o revestimento de paredes (e tectos) com materiais decorativos como, por exemplo, papel, vinil ou tecido. Pintores e decoradores fazem empreitadas de pintura e revestimento de paredes e trabalho de construção, reparação, restauro e remodelação.

 

Tecnologia da Madeira

A tecnologia da madeira combina as três principais actividades na indústria da madeira: carpintaria, marcenaria e maquinagem em madeira.

A carpintaria engloba o fabrico e montagem de materiais de construção em madeira, produtos de madeira e auxiliares como, por exemplo, escadas, caixilhos de portas e janelas e blocos de cozinha.

A marcenaria engloba sobretudo o fabrico, em pequenas oficinas, de mobiliário. O marceneiro pode ser especialista no ramo industrial.

A maquinagem industrial em madeira é feita com diversos tipos de máquina, tradicionais e CNC, para serrar, aplainar, moldar, lixar, perfurar, espigar e montar mecanicamente. O operador de máquinas prepara o material a ser montado por carpinteiros e marceneiros.

 

Revestimento / Decoração em Gesso Cartonado

É o desenvolvimento e decoração de edifícios pela aplicação de elementos e materiais feitos essencialmente à base de gesso. Neste procedimento se inclui, especificamente, o pladur (gesso cartonado), utilizado nas paredes, tectos e pavimentos, condutas de ar e alvenaria de instalação vertical.

 

TRANSPORTE E LOGÍSTICA

Tecnologia de Transportes & Logística

A indústria transportadora reveste-se da maior influência em quase todos os ramos de actividade. Os camionistas são uma presença constante nas estradas europeias. Empresas de todos os géneros dependem destes transportes para ir buscar e entregar mercadorias. As novas tecnologias estão a alterar o modo de funcionamento dos camionistas, especialmente de longo curso (satélites, GPS, sistemas electrónicos de rastreio de entregas).

 

Tecnologia Automóvel de Veículos Ligeiros

As empresas de venda de automóveis incluem recepção, departamento de vendas, oficina e armazém. A diversidade funcional acompanha a complexidade e especialização da actividade a desenvolver. É o caso dos mecânicos ou técnicos de veículos ligeiros que se ocupam, a todos os níveis, da manutenção e reparação automóvel. Um mecânico pode especializar-se em sistemas de ar condicionado, gestão do motor ou electrónica.

 

Tecnologia de Motociclos

O motociclismo é cada vez mais popular nas sociedades actuais, como alternativa à utilização do automóvel.

Os motores de motociclos têm a sua especificidade tecnológica, a exigir conhecimentos e competências próprias dos profissionais a quem compete a sua assistência. A manutenção e reparação são competência do mecânico de motociclos. É frequente a generalidade das empresas que se dedicam a esta área de actividade comercializarem vestuário e acessórios adequados ao motociclismo.

 

SERVIÇOS PESSOAIS E À COMUNIDADE

Prestação de Cuidados

A prestação de cuidados abrange uma vasta gama de capacidades, actividades e papéis em matéria de cuidados sociais, apoio ao crescimento e ao desenvolvimento, cuidados de saúde e reabilitação. As pessoas que prestam cuidados de saúde centram a sua atenção nas necessidades do utente e promovem igualmente a saúde e o bem-estar através do aconselhamento.

 

Ferrador

O ferrador trata das ferraduras de cavalos e póneis, muito importante para a saúde e bem-estar destes animais. Esta actividade está muito presente no mundo do hipismo e dos desportos equestres (por exemplo, escolas de equitação e coudelarias). O ferrador trabalha igualmente em oficina própria.

 

Serviços de Limpeza

É vasto o campo de intervenção do técnico de limpeza e dos serviços de limpeza - casas particulares, escritórios e estabelecimentos públicos, armazéns e depósitos, hospitais e locais de prestação de cuidados de saúde, fábricas e instalações industriais.

Os serviços de limpeza abrangem igualmente uma grande diversidade de áreas e objectos a cuidar, tais como limpeza de veículos e peças, limpeza de janelas, limpeza de tapetes e carpetes e limpezas especiais, o que envolve utilização de técnicas, máquinas e materiais adequados.

 

Protecção do Ambiente - Gestão de Sistemas Ambientais

O mundo consome cada vez mais recursos, com forte dependência da utilização de recursos petrolíferos. Será inevitável o conflito entre quem explora os recursos, quem planifica a utilização dos solos e uma imensidão de questões ambientais.

A concorrência e o desenvolvimento tecnológico tem criado novas competências com a elevação do nível do conhecimento científico e do conhecimento, em particular na área das engenharias, necessários para a resolução de questões socioeconómicas complexas. São exemplo as alterações climáticas e a escassez de recursos essenciais, como a água e a energia. De igual modo, o desenvolvimento tecnológico tem permitido a construção de sistemas cada vez mais simplificados e operacionais de produção de energia em pequena escala.

 

Cozinha e Serviço de Mesa e Bar

Um cozinheiro recebe formação para planear e preparar ementas, respeitando normas de segurança e saúde, e gerir uma cozinha comercial. Também é da sua responsabilidade o custo, a segurança e a higiene dos géneros alimentícios.

Preparar, temperar e confeccionar as iguarias de acordo com as receitas, criar e experimentar receitas novas, utilizar aparelhos eléctricos destinados à preparação dos alimentos, trinchar carnes, determinar doses, utilizar molhos e caldos, guarnecer pratos e travessas, fazer bolos e doces, preparar buffets (por exemplo, aperitivos e miniaturas), supervisionar a planificação das ementas, calcular as necessidades alimentares e obter o fornecimento adequado (do armazém ou dos fornecedores), orçamentar e cumprir orçamentos, supervisionar o pessoal da cozinha.

Os empregados de mesa e o serviço de bebidas e refeições e respectivos empregados estão na linha da frente no contacto e serviço ao cliente nos restaurantes, cafés e demais estabelecimentos de hotelaria e restauração. São-lhes exigidas competências muito diversas, tais como as acções de bom acolhimento e instalação do cliente, o servir bebidas e refeições, preparar cocktails, estar no balcão de um bar, preparar refeições à frente dos clientes, trinchar, flambé e identificar as bebidas.

 

 

Recepção do Hotel

A profissão de recepcionista de hotel requer o recurso constante a uma série de competências como, por exemplo, prestar informação turística local e geral, possuir um bom nível de inglês falado e escrito, dispor de conhecimentos de informática, ter um nível elevado de comunicação, socialização e resolução de conflitos, conhecer as tarefas de recepção de hóspedes e os procedimentos de reserva.

Os hotéis oferecem alojamento a pessoas oriundas dos quatro cantos do mundo. A recepção do hotel marca a primeira e muitas vezes decisiva impressão sobre a unidade hoteleira. A qualidade, simpatia e rapidez do atendimento marcam a diferença na experiência do hóspede e na satisfação que vai sentir durante a sua estada no hotel.

 

Gestão da Higiene & Segurança

O gestor da higiene & segurança é um profissional que, de um modo independente ou em equipa, planeia, desenvolve, coordena e acompanha o sistema de gestão de segurança no trabalho, garantindo a protecção dos trabalhadores em caso de acidentes de trabalho de acordo com a política da empresa, a legislação e as normas em vigor.