MENSAGENS
Mensagem de Helena André - Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social
"Lisboa está de parabéns"
Lisboa está de parabéns por ter sido a capital europeia escolhida para acolher os milhares de jovens, jurados e peritos que irão participar no Campeonato Europeu das Profissões/EuroSkills Lisboa 2010, o maior evento internacional até hoje realizado em Portugal no âmbito da formação profissional.
A organização do EuroSkills Lisboa 2010 é um reconhecimento merecido a Portugal, pelo seu papel de fundador dos campeonatos internacionais das profissões, juntamente com Espanha, quando em 1950 disputaram em Madrid as primeiras competições internacionais com 24 concorrentes e 12 profissões, mas também o reconhecimento do papel activo na melhoria dos seus sistemas de educação e formação.
Volvidos 60 anos e assinalando esta efeméride, Portugal recebe esta importante competição onde centenas de jovens profissionais de toda a Europa vão demonstrar as suas competências envolvidos num espírito vencedor. Será, sem dúvida, um evento que valoriza a formação profissional e que envolve todos os seus principais actores para mostrar a outros jovens, professores e educadores, a empresários e à sociedade em geral, a importância da qualificação profissional, quer para os projectos pessoais de vida, quer para o crescimento de uma sociedade competitiva.
Desejo os maiores sucessos a todos os concorrentes, jurados e membros da organização para que o EuroSkills Lisboa 2010 alcance todos os seus objectivos e seja um evento memorável.
|
Francisco Madelino
Presidente do Conselho Directivo do IEFP
|
Valorizar as profissões e a formação profissional é o grande objectivo do Euroskills Lisboa 2010.
O ano de 2010 constituirá um marco histórico para Portugal no que respeita à sua intervenção e empenhamento no domínio das políticas da qualificação e formação profissional. Com efeito, a estratégia de Lisboa festejará 10 anos de aniversário. Por outro lado, o no que respeita aos campeonatos das profissões, Portugal festejará 60 anos de participação na WorldSkills International. Tais acontecimentos estão na base da candidatura de Portugal à organização do EuroSkills (campeonato da Europa das profissões), organizada no âmbito da European Skills Promotion Organization, da qual Portugal é igualmente membro fundador.
Portugal e a cidade de Lisboa, de 09 a 12 de Dezembro de 2010, vai acolher a segunda edição do EuroSkills, onde vão estar reunidos cerca de 500 jovens concorrentes que a nível europeu demonstraram, nas cerca das 50 profissões a concurso, serem os mais competentes e que, assim, se posicionam para poderem representar o que melhor existe em matéria de qualificação profissional a nível europeu.
A realização do EuroSkills, Lisboa 2010 é, assim, uma manifestação dos jovens que fizeram da qualificação uma condição essencial para a construção do seu projecto de vida. Apostaram na formação onde as competências profissionais são uma condição necessária para a sua inserção, com sucesso, no mercado de trabalho.
Encontrar-se-ão, assim, em Lisboa, os jovens de 31 Países do continente europeu que se empenharam pela excelência e que, em competição saudável, vão demonstrar a qualidade da formação profissional que frequentaram ou da profissão que exercem e do potencial que estas demonstram para a construção de um projecto com futuro.
O EuroSkills, Lisboa 2010, será, também, um espaço de encontro de jovens, formadores, professores, profissionais e empresários que, em conjunto, irão demonstrar, num clima de festa, o contributo das profissões e da formação profissional, para a competitividade e o desenvolvimento da Europa.
O EuroSkills, Lisboa 2010, para além das profissões em competição e de um espaço reservado à informação e orientação profissional de muitos jovens, vai, também, ser um espaço de encontro de técnicos, formadores, professores e responsáveis pelas politicas de educação-formação de toda a Europa, onde se espera a realização de um conjunto de eventos paralelos sobre estas temáticas.
Pretende-se mostrar a capacidade e o potencial das profissões tradicionais e das novas profissões de base tecnológica para a construção de uma imagem renovada, do estatuto social da formação profissional e dos valores inerentes ao trabalho, promovendo o reconhecimento das vias profissionalizantes como condição, necessária, de acesso ao mundo do trabalho.
Todos concordamos que só com o incremento do Capital Humano podemos ser mais fortes no mundo em que vivemos. Em Lisboa iremos ter a possibilidade de ver que há muitos jovens que trabalham todos dias para que sejamos melhores. E quando isso vem dos jovens mais nos aumenta a esperança. Afinal, aprender compensa.
|
Jos de Goey
Presidente da ESPO
|
ESPO (EuroSkills Promotion Organization)
A primeira mostra europeia do EuroSkills Event decorreu em Roterdão, em Setembro de 2008, organizado em estreita colaboração com os membros da ESPO (European Skills Promotion Organization), no qual participaram 31 países.
A maior parte das Entidades responsáveis em cada país pela Formação Profissional faz parte da organização dos WorldSkills International, contribuindo para o seu êxito. Esta experiência traduziu-se numa participação global no WorldSkills e contribuiu para que os membros europeus transformassem o EuroSkills num evento coroado de êxito. Ao mesmo tempo, contribuiu para o desenvolvimento das organizações dos países que (ainda) não participam à escala global.
A Comissão Europeia apoia esta iniciativa no âmbito do processo de Copenhaga, pelo reforço da cooperação europeia em matéria de educação e formação profissional (EFP). O EuroSkills é visto pela Comissão Europeia como um meio prático e construtivo de melhorar a imagem e a qualidade dos sistemas de EFP na Europa e de os tornar mais aliciantes, sobretudo para os jovens e suas famílias. É também um modo de promover e reconhecer o talento dos melhores formandos e licenciados. O Comunicado de Helsínquia (CE 2006) realçou a necessidade de se tornar melhor e mais aliciante a qualidade do ensino e da formação profissional, pelo desenvolvimento e promoção da excelência das competências através, por exemplo, da aplicação de padrões de qualidade mundial, ou da organização de competições. O Comunicado de Bordéus (CE 2008) veio confirmar essa prioridade.
No final do WorldSkills de Calgary, os membros europeus vão centrar as suas atenções no próximo EuroSkills, a decorrer em Lisboa (Portugal) em Novembro de 2010. Tendo como ponto de partida os resultados da competição de 2008, este evento terá uma outra dimensão, visto que a iniciativa de organizar o WorldSkills International foi tomada por Espanha e Portugal. Em 2010 comemoram-se os 60 anos e aguardamos com grande entusiasmo o regresso a Lisboa. O evento voltou ao país de origem.
Em nome da Administração e dos membros da ESPO, desejamos as maiores felicidades a todos os candidatos, a todos os especialistas e a todas as pessoas da organização, para que a participação no WorldSkills 2009 seja o coroar de todas as competências.
Juntamente com o Skills Portugal, esperamos a vossa chegada a Lisboa, em Portugal, no próximo ano!