Norte

O Norte do País é um conhecido destino de ecoturistas. A região, de clima quente e úmido, abrange grande parte da Floresta Amazônica, uma das maiores florestas tropicais do mundo. Entre os principais destaques está o turismo de aventura, que oferece uma série de roteiros com trilhas, corredeiras, cachoeiras, praias de mar e de rio, pesca esportiva e passeios de barco pelo rio Amazonas e seus afluentes. 

Anualmente, é cenário de um dos maiores festejos populares do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins. Realizado na cidade histórica de Parintins, no Amazonas, o evento consiste na competição de duas associações folclóricas por meio de dança, música, encenações e alegorias. Outra importante atração turística é o Encontro das Águas, confluência entre os rios Negro e o Solimões. O fenômeno, que pode ser observado no Parque Ecológico do Janauari, chama atenção pela variação de cores das águas dos rios, que demoram a se misturar por terem temperatura e densidade diferentes.

Na gastronomia, o forte são os pratos influenciados pela cozinha indígena, à base de peixes de água doce, raízes, sementes, folhas e frutas típicas da Amazônia. O açaí, as castanhas, o guaraná, o jambu e os derivados da mandioca são especialmente apreciados por turistas que buscam sabores exóticos.

Teatro Amazonas em Manaus