European Skills Competition
Home
Contactos
Registar para receber Newsletter
   
EuroSkills
Titulo: Europass Certificate Supplement – Torne as suas competências profissionais transparentes

Organização:

Mrs. Drs. Stan Plijnaar- Siedsma, COLO, The Netherlands
Data: 10 Dezembro de 2010
Duração: 11h30m – 12h30m 
Sala: Auditório III – Centro de Reuniões da FIL – Parque das Naçõe
Detalhes:

Seminário aberto ao público. Requer registo prévio.
Interpretação em Inglês e Português

Descrição: Apresentação da Colo, a Associação de 17 Centros Holandeses de Know-how em Educação, Formação Profissional e Mercado de Trabalho.

A função legal destes Centros é o desenvolvimento e manutenção da estrutura nacional de qualificações para EFP. Os parceiros sociais e os institutos de educação participam no desenvolvimento e descrição das qualificações, tendo por base as competências. As competências são a soma dos conhecimentos, das competências e atitude que são necessários para o desempenho de um determinado trabalho, na sociedade ou para a prossecução de mais estudos. Trata-se de uma estrutura de qualificações flexível tendo em conta as necessidades do mercado de trabalho.

A atractividade do sistema holandês decorre da descrição de todas as qualificações ser feita da mesma forma, utilizando o mesmo conjunto de 25 competências. Este enquadramento também é utilizado pelos serviços de emprego holandeses. Em conjunto utilizam uma linguagem comum para fazerem a correspondência entre os perfis pessoais e os postos de trabalho disponíveis. Os catálogos de qualificações são usados para o desenvolvimento de currículos, a descrição dos resultados de aprendizagem para a colocação no mercado de trabalho, dando orientação profissional e para o desenvolvimento de exames. Também são a base para a acreditação de aprendizagens anteriores e para o preenchimento do Europass – Suplemento ao Certificado (SC). Trata-se do suplemento a um diploma / certificado EFP, tal como o Suplemento ao Diploma para o ensino superior.
O objectivo do SC é disponibilizar informação sobre os conteúdos da formação profissional, ao nível nacional, mas também além fronteiras de modo a melhorar a comunicação.

No âmbito deste workshop será apresentada a estrutura de qualificações holandesa. Simultaneamente ilustraremos como é que os conteúdos dos catálogos de qualificações são utilizados para criar Suplementos ao Certificado.
As vantagens da utilização múltipla dos SC serão debatidas assim como as melhores práticas, por exemplo, no âmbito do reconhecimento de competências profissionais. Todos os estados membros europeus têm de ter a prova do EQE SC em 2012. O SC pode ser utilizado para demonstrar o nível NLQF-EFP em relação ao EQF. Para além disso, serão apresentados os resultados de um estudo sobre a utilização do SC na Europa.

O SC é a ferramenta perfeita para a promoção de competências transparentes. Trata-se de um produto da UE decorrente da Declaração de Copenhaga.
Documents download