European Skills Competition
Home
Contactos
Registar para receber Newsletter
   
EuroSkills
Titulo: WorldSkills International

Organização:

Mr. David Hoey, CEO  WorldSkills International
Data: 10 Dezembro 2010
Duração: 14h15m – 17h45m
Sala: Auditório II – Centro de Reuniões da FIL – Parque das Nações
Detalhes:

Seminário Aberto ao Público. Requer registo prévio.
Lingua de Trabalho – Inglês

  Se pretende participar neste seminário, inscreva-se aqui.
Descrição: A WorldSkills International organizará 2 sessões plenárias:

14h15m–15h30m. Sessão 1. Os benefícios dos Campeonatos de Competências
A WorldSkills International está a promover a aplicação internacional do projecto de investigação MoVE (Modelling Vocational Excellence), iniciado pelo Dr. Petri Nokelainen, do Centro de Investigação Educação e Formação Profissional da Universidade de  Tampere, Finlândia.

A investigação de base está a testar hipóteses sobre a formação da excelência profissional (isto é, o que caracteriza a excelência profissional). A fase seguinte é a aplicação da investigação de base a questões relativas à experiência WorldSkills (ou seja, como é que o percurso para a excelência é sentido pelos concorrentes, as respectivas famílias, os jurados, os empregadores e os formadores).

Os temas mais fortes decorrentes dos dados recolhidos junto dos concorrentes são o valor positivo do WorldSkills enquanto experiência de aprendizagem e oportunidade para testar as competências e os conhecimentos. Um número significativo de concorrentes sublinharam a diferença, decorrente da sua participação no WorldSkills, para a sua formação e trabalho, tendo a expressão ‘uma experiência que mudou a minha vida’ sido utilizada várias vezes.

Neste workshop será apresentado o projecto de investigação, os resultados actuais e será feita a ponte com os benefícios decorrentes de campeonatos deste tipo.

16h00m –17h45m. Sessão 2. WorldSkills International – honrar o passado e lançar o futuro
A Organização WorldSkills International (WSI) celebra o seu 60º aniversário em 2010.
Os campeonatos Euroskills têm sido a principal actividade desta organização durante estes 60 anos com o objectivo de aumentar o interesse, o estatuto e a qualidade da EFP em todo o mundo.

A Organização WorldSkills International teve um crescimento assinalável e em 2010 conta com 53 Membros do mundo inteiro.
Até 2020 a marca WorldSkills será reconhecida como uma plataforma global para o conhecimento das competências profissionais e um recurso comum para o seus membros e para outros parceiros cooperarem no reforço da qualidade da EFP (Educação e Formação Profissional), reforçando o estatuto da EFP e divulgando a importância das competências no âmbito do crescimento económico e da prosperidade. No futuro, a WorldSkills International contará pelo menos com 70 Membros.

Os Campeonatos têm sido melhorados através de diferentes actividades em rede, intercâmbios pessoais e através da Internet, o Campeonato global de dois em dois anos é agora complementado com os campeonatos regionais na Europa, no Golfo, no sudoeste asiático e no continente americano.

Na presente sessão será discutida a visão 2010 e a respectiva relação com as políticas da UE, tais como as Iniciativas Novas Competências, Novos Empregos. Também será apresentado o WorldSkills Londres 2011 e o WorldSkills Leipzig 2013 – os dois próximos Campeonatos WorldSkills.