European Skills Competition
Home
Contactos
Registar para receber Newsletter
   
EuroSkills
Titulo:

Serviços de Proximidade – Instrumento Estratégico ao Serviço da Protecção Social e do Emprego

Organização:

Instituto do Emprego e Formação Profissional - Centro Nacional de Qualificação de Formadores
Data: 9 de Dezembro de 2010
Duração: 14h30m – 17h30m
Sala: Sala 1 – Centro de Reuniões da FIL – Parque das Nações
Detalhes:

Workshop aberto ao público. Requer registo prévio.
Língua de Trabalho - Português.

  Se pretende participar neste workshop, inscreva-se aqui.
Descrição:

Nas últimas décadas tem-se assistido à alteração da estrutura etária da população. As taxas de mortalidade e natalidade estão a diminuir em consequência da melhoria das condições de vida e dos avanços da ciência, que permitem aumentar a esperança de vida.

Nas últimas décadas assistimos também a alterações profundas nas estruturas familiares das populações ocidentais.

Essas alterações passam pela diminuição das taxas de nupcialidade, ao mesmo tempo que as taxas de divórcio aumentaram consideravelmente, deixando antever que, nas últimas décadas, as relações tendem a ser cada vez mais curtas e também mais numerosas.

A juntar a estes factos pode-se constatar que as famílias estão a ficar menos numerosas.

Todas estas tendências demográficas e sociais que se irão verificar poderão ter um forte impacto na estrutura do emprego e na própria sociedade.

Estes factos proporcionarão o aparecimento de serviços com o intuito de satisfazer novas necessidades, desde as mais básicas (serviços de assistência pessoal) até às mais exigentes (serviços de lazer ou culturais).

Estas necessidades são cada vez mais sentidas pela população em geral destacando-se, no entanto, as faixas etárias mais idosas e as mais jovens como principais potenciais clientes desses serviços.

Também a alteração da estrutura familiar terá certamente consequências na repartição e realização das tarefas domésticas, não sendo de estranhar, portanto, o aparecimento de actividades e serviços destinados à realização das tarefas e satisfação de necessidades que, por razões várias, já não podem ser satisfeitas pelas famílias.

A crescente entrada das mulheres na população activa levará à aquisição de serviços alimentares ou de guarda de crianças, dada a redução de horas que os pais permanecem em casa, estimulando o aparecimento de serviços e empresas onde a vertente relacional e afectiva se torna muito importante.

Assim, com este encontro pretende-se apresentar os serviços de proximidade e perspectivas de empregos, bem como as competências que lhe estão associadas; a qualidade nos serviços de proximidade; a empregabilidade com melhoria nas respostas sociais; principais factores e características da exclusão social nas sociedades actuais; globalização e exclusão social e por ultimo apresentar casos de qualificação profissional e de inserção no âmbito dos serviços de proximidade.

Documentos download