European Skills Competition
Home
Contactos
Registar para receber Newsletter
   
EuroSkills
Titulo:

O Contexto Tecnológico do Sector Metalúrgico e Electromecânico

Organização:

Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica (CENFIM)
Data: 10 Dezembro de 2010
Duração:

10h00m - 13h00m e 14h30m - 17h30m

Sala: Sala 1 – Centro de Reuniões da FIL – Parque das Nações
Detalhes:

Aberto ao público. Requer registo prévio.
Língua de Trabalho - Português

  Se pretende participar neste seminário, inscreva-se aqui.
Descrição:

O Sector Metalomecânico será, pela sua prórpia natureza, o sector com mais forte influência tecnológica. Tal factor implica uma mais elevada complexidade técnica nas suas funções profissionais, mas também uma maior e mais esclarecida capacidade de decisão quanto aos seus investimentos. Para lidar com os desafios da tecnologia é necessário estar apto a transformar rapidamente os custos dos novos investimentos em aumentos de produtividade, em saber adequar as organizações fabris bem como em preparar os seus activos humanos para a transformação de competências que as novas tecnologias requerem.

Este Seminário pretende tratar algumas das vertentes técnicas onde mais fortemente se sente a inovação e modernização de tecnologias. O CENFIM, como parceiro de competição pretende tirar partido do EuroSkills associando no mesmo local a a apresentação/discussão das novas teconolgias e em simultaneo a apresentação ao vivo das competências requeridas.

O Seminário, que terá 4 paineis de curta duração, abordando diferentes àreas e tendências tecnológicas, visa assim trazer aos participantes algumas das soluções e perspectivas que o mercado fornecedor vai oferecendo.

Os 4 temas a abordar têm paralelismo com algumas das profissões do cluster da Tecnologia de Fabrico e Engenharia, presentes no Euroskills, lançando assim convite a todos os participantes para testemunharem in-loco, algumas das profissões e competências mais relevantes, lidando justamente com as tecnologias aqui tratadas, designadamente nos domínios da:

  • Soldadura
  • Maquinação CNC
  • Metrologia e Controlo dimensional
  • Automação Industrial

stes temas serão serão abordados por representantes do mercado de fabricantes das tecnologias e de Empresas (utilizadoras) do sector metalomecânico e electromecânico.