O Sector Metalomecânico será, pela sua prórpia natureza, o sector com mais forte influência tecnológica. Tal factor implica uma mais elevada complexidade técnica nas suas funções profissionais, mas também uma maior e mais esclarecida capacidade de decisão quanto aos seus investimentos. Para lidar com os desafios da tecnologia é necessário estar apto a transformar rapidamente os custos dos novos investimentos em aumentos de produtividade, em saber adequar as organizações fabris bem como em preparar os seus activos humanos para a transformação de competências que as novas tecnologias requerem.
Este Seminário pretende tratar algumas das vertentes técnicas onde mais fortemente se sente a inovação e modernização de tecnologias. O CENFIM, como parceiro de competição pretende tirar partido do EuroSkills associando no mesmo local a a apresentação/discussão das novas teconolgias e em simultaneo a apresentação ao vivo das competências requeridas.
O Seminário, que terá 4 paineis de curta duração, abordando diferentes àreas e tendências tecnológicas, visa assim trazer aos participantes algumas das soluções e perspectivas que o mercado fornecedor vai oferecendo.
Os 4 temas a abordar têm paralelismo com algumas das profissões do cluster da Tecnologia de Fabrico e Engenharia, presentes no Euroskills, lançando assim convite a todos os participantes para testemunharem in-loco, algumas das profissões e competências mais relevantes, lidando justamente com as tecnologias aqui tratadas, designadamente nos domínios da:
- Soldadura
- Maquinação CNC
- Metrologia e Controlo dimensional
- Automação Industrial
stes temas serão serão abordados por representantes do mercado de fabricantes das tecnologias e de Empresas (utilizadoras) do sector metalomecânico e electromecânico.
|